Psicoterapias

É um processo de consciência, compreensão e descoberta de possibilidades de mudança de padrões e situações emocionais, mentais e corporais que repetimos, que nos leva a transformação em direção àquilo que desejamos para nossas vidas. É também um processo de libertação!

Mas claro, como existem padrões e situações que construímos em nossas vidas ao longo de décadas e que se tornaram inconscientes, não mudamos em semanas ou poucos meses.

A psicoterapia tem essa qualidade de um processo mais longo, paulatino e profundo, nos permitindo revisitar periodicamente nossos processos, e atualizando nossas percepções a respeito de nossas vidas, auxiliando a notar quando estamos mais uma vez repetindo padrões e crenças nocivas ao nosso atual estado de vida.

Como funciona

volnei-pinheiro-psicoterapias

Para consultar disponibilidade e agendar seu atendimento, clique abaixo:

Dentro do processo psicoterapêutico, 3 abordagens são utilizadas:

Psicoterapia Corporal

Nesta abordagem o corpo é visto como um grande mapa e um grande território. É um mapa para reconhecermos em suas sensações as expressões da nossa mente, nossos processo emocionais e psicológicos. É um território, pois é o próprio lugar onde nossas memórias e experiências tem vida e são vividas e podem ser mudadas.

O Corpo é O ÚNICO LUGAR EM QUE ESTAMOS REALMENTE PRESENTE. Nesta abordagem buscamos orientar nossa experiência nas sensações corporais e corporificar o que vivemos em um nível mais psicológico facilitando o processo de compreensão e reequilibrio.

Existem várias técnicas e recursos disponíveis como: práticas de respiração, exercícios e movimentos físicos, autotoque, massagem, autopercepção corporal entre outros. Aqui busco compreender com a pessoa que atendo qual é a porta e o canal em que podemos acessar o corpo, sempre com gentileza, cuidado e respeito aos nossos limites.

Psicologia Sistêmica

A Psicologia Sistêmica volta seu olhar para os processos familiares e como eles tocam nossas vidas individualmente. Muitas vezes adotamos atitudes e escolhas que não são necessariamente nossas por escolha, mas um reflexo de nossa família, e até mesmo um lugar que nos é dado dentro dela. Fazemos pelo bem de todos, mas muitas vezes deixamos o nosso bem de lado sem considerar que ele também traz saúde e equilíbrio para todo o sistema familiar. Durante os processos terapêuticos olhamos para estas construções familiares e buscamos conscientemente desenlaçar-nos desses movimentos inconscientes e automáticos para o nosso bem e o de todos. Aqui percebo a grande contribuição das constelações familiares neste olhar sistêmico e fenomenológico das relações humanas.

Psicologia Analítica

A Psicologia Analítica ou Psicologia Junguiana tem como objetivo o desenvolvimento do indivíduo em seu processo para se tornar mais genuinamente a si mesmo, por meio do processo de individuação.

Através da análise de sonhos, reconhecimento de mitos pessoais, desenvolvimento da consciência e compreensão das máscaras que usamos para nos relacionar, de nossas sombras (aquilo que não sabemos que somos, mas que muitas vezes nos dirige) e a busca por uma aproximação com o Self (instância de nossa psique mais conectada com o transcendente, o espírito) busca-se desenvolver a percepção de nosso movimentos inconscientes trazendo-os e integrando-os em nossa consciência.

É um processo profundo em que buscamos caminhar conectados com nossa Alma desvelando-a no processo e escolhando a Vida a partir dela.