Antes de começar quero te contar sobre o como encontrei o corpo na psicoterapia. Estava na faculdade de psicologia, super envolvido com práticas corporais como o Yoga, artes marciais e terapias complementares como reiki e massagem na minha vida pessoal…
Sentia em mim o efeito psicológico dessas práticas, mas não sabia como intervenções sobre o corpo e o processo psicoterapêutico poderiam se encontrar no caminho do autoconhecimento!
Tive a sorte de ao longo da faculdade ter contato com a Psicologia Corporal, criada pelo médico e psiquiatra Wilhelm Reich, contemporâneo de Freud e inicialmente seu discípulo. Ele divergiu de Freud quando percebeu que o inconsciente se manifesta no corpo e que se agíssemos também no corpo, poderíamos acessar um maior equilíbrio na psique! Aqui eu me encontrei…
E a verdade é que o corpo é um grande mapa e um grande território ! É um mapa para reconhecermos a nossa mente e nossos processo emocionais e psicológicos. É um território, pois é o próprio lugar onde nossas memórias e experiências tem vida.
O CORPO É O ÚNICO LUGAR EM QUE ESTAMOS REALMENTE PRESENTE !
Conhecer o corpo nos permite abrir uma porta para acessar essas experiências mais profundas de presença e contato conosco. É nele e através dele que podemos acessar e reconhecer nossa história… para poder mudá-la!
Como diria o próprio Reich, corpo e mente são uma unidade funcional, ou seja, o que mexe em um toca o outro !
Então preste atenção: o CORPO… é a CHAVE !
Te convido para uma experiência…
e se você fizesse uma linha do tempo com todas as experiências que o seu corpo já viveu?
Doenças, cirurgias, encontros, sexualidade, mudanças, relacionamentos …. e tudo o mais!
Talvez você veja aí escrita a história da sua vida…
Como isso te toca ?